Lançamento Os Intensivistas que calculavam e insonavam, de Marcelo Lopes Barbosa

 


Apresentação: O cuidado do paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é complexo. Lidar com situações graves e agudas é um grande desafio para a maioria dos intensivistas, mesmo os mais experientes. A tomada de decisão é difícil, pois há uma miríade de julgamentos a fazer, muitas vezes em poucos minutos, ao cuidar de um paciente instável. Na maioria das vezes, os pacientes possuem doenças que afetam múltiplos sistemas, e da mesma forma os tratamentos utilizados levam a repercussões também sistêmicas.

O uso de parâmetros fisiológicos sempre foi uma marca no cuidado do paciente grave. O cálculo de parâmetros, como pressão intracraniana, pressão de perfusão cerebral, complacência pulmonar, débito cardíaco, somente citando alguns, está intrinsecamente presente na prática do intensivismo, fornecendo dados que auxiliam na instituição e na titulação dos tratamentos. 

A semiologia possui uma importância crucial dentro da prática médica e a UTI não é uma exceção. Entretanto, dada a instabilidade e o dinamismo desse ambiente, o apoio de métodos complementares, especialmente aqueles que podem ser realizados à beira leito, vem crescendo. A tecnologia do ultrassom vem crescendo a passos largos e tem auxiliado no diagnóstico e na tomada de decisão dentro da UTI nas mais diversas situações.

Tive o prazer de conhecer e aprender com o Prof. Marcelo Lopes há mais de 20 anos, ainda na época do internato. Desde cedo, sempre esteve interessado no ensino da prática médica. De forma ainda mais marcante, sempre foi incansável no cuidado direto do paciente. Pelo segundo ano consecutivo, somos presenteados por um livro que combina esses dois pilares, o ensino e a prática do cuidado com o paciente na UTI. O presente livro intitulado “O Intensivista que Calculava e Insonava” traz 7 capítulos que abordam temas da prática no dia a dia do intensivista, incluindo ECO-FAST e fórmulas matemáticas comuns e incomuns nas áreas: neurocardiovascular, respiratória, metabólica e nutricional.

Escrito com o apoio dos residentes de Terapia Intensiva, sob orientação do Prof. Marcelo Lopes, o livro tem grande aplicabilidade prática, não só para os intensivistas mais jovens, mas também para os mais experientes, os quais poderão encontrar em um volume único e on-line, um guia prático para o uso do US na UTI, assim como fórmulas importantes para o cuidado do doente crítico no dia a dia.


Dr. Fabrício Oliveira Lima

Neurologista, Chefe da Unidade de AVC Isquêmico - Hospital Geral de Fortaleza (HGF).


Sobre o autor: Marcelo Lopes Barbosa é Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília/Universidade Federal do Ceará; Residência  em Clínica Médica pelo Hospital Geral César Cals; R3 de Medicina Intensiva AMIB pelo Hospital Geral de Fortaleza (HGF); Titulado em Medicina Intensiva pela AMIB; Titulado em Medicina de Urgência pela AMB; Titulado em Clínica Médica pela AMB; Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Fortaleza.



0 Comentários

Contato

editoratransiente@gmail.com | rebecagadelha@yahoo.com.br